segunda-feira, 30 de maio de 2011

CARIAMANGA Fabrica de sal en Bereain. ESPAÑA

CARIAMANGA Fabrica de sal en Bereain. ESPAÑA

Um oceano de sal

ra

Como o sal é produzido

O processo de extração do sal marinho divide-se em três etapas: a concentração da água do mar, a cristalização do cloreto de sódio e a colheita e lavagem. Por utilizar processos naturais, a produção da Norsal sofre influência do clima e é programada de acordo com as estações de seca e de chuvas: o bombeamento, concentração e cristalização da água do mar começam em junho/julho, início da estação seca. A colheita e a lavagem do sal cristalizado são feitas entre agosto e fevereiro. De março a maio, período de chuvas da região salineira, o processo é interrompido. Esse tempo é dedicado à manutenção e ao preparo da nova safra.

Pureza desde o bombeamento da água do mar
A pureza dos produtos da Norsal começa na captação, que é feita diretamente de águas virgens do Oceano Atlântico para a área de evaporação.É o inicio de uma viagem de cerca de 60 dias pelos tanques das salinas 

Um ecossistema semelhante ao do mar 
A água do mar é exposta ao sol para evaporar e aumentar a concentração de sal. A evaporação média é de 8 milímetros por dia. Nesta fase, a fauna e a flora ainda são semelhantes às do mar.

 Fauna e flora de ambientes salinos 
Aumenta a concentração de sal, produzindo uma salmoura de maior densidade. As espécies de plantas e de animais começam a se mostrar diferentes das do mar e aparecem os primeiros exemplares de fauna e flora típicos de ambientes salinos.

A artêmia entra em ação 
Nesse ponto introduz-se na salmoura a artêmia salina, um micro-crustáceo que age como filtro biológico, absorvendo todos os microorganismos e purificando a salmoura.A salmoura continua a se concentrar até atingir o limite de saturação e ficar pronta para ser transferida para os cristalizadores.


Cristais acumulados: hora da colheita
Nos cristalizadores, a evaporação da salmoura saturada precipita os cristais de sal. Cada cristalizador mantém uma lâmina de 30 a 40 centímetros de salmoura, que é trocada a cada trinta ou quarenta dias.Precipita-se por mês uma camada de 2,5 a 3 centímetros de sal. Quando a camada chega a uma altura de 15 a 18 centímetros, retira-se a salmoura e inicia-se a colheita.

Água do Mar em Fukushima no Japão tem radiação 1,85 mil vezes acima do n...

Usina nuclear explode no Japão após tsunami causado por terremoto

O sal corrosivo da água do mar pode ser mais um problemas na usina nuclear de Fukushima, danificada há duas semanas pelo grande terremoto, seguido de um tsunami no Japão.
A violência das águas destruiu as unidades de controle que tinham o objetivo de manter a refrigeração da água que flui através dos reatores em caso de emergência, obrigando os operadores da usina a utilizar água do mar para resfriar seus reatores e tanques de armazenamento de combustível.
Agora, os especialistas estão preocupados quanto aos possíveis efeitos prejudiciais do depósitos de sal em reatores e sistemas de refrigeração. A água do mar ferve por conta do intenso calor do combustível, mas as partículas salinas permaneces no local.
Aproximadamente 26 toneladas de sal já podem ter sido acumuladas na unidade 1 do reator, enquanto acredita-se que as unidades maiores 2 e 3 contenham o dobro dessa quantidade.
Lahey conta que um grupo internacional de especialistas nucleares foi criado  para solucionar o problema. A idéia é tentar inundar com água fresca, o mais rápido possível, os compartimentos em que o sal está armazenado na tentativa de mandar os depósitos volta para o mar.
A preocupação, de acordo com Lahey, é que o sal forme camadas de revestimento sobre as locais que armazenam o combustível, fazendo com que eles se aqueçam ainda mais rápido, o que anula o objetivo primordial de resfriamento através da água.
Andrew Sherry, do Centro Nuclear do Instituto Dalton, da Universidade de Manchester, Inglaterra, alerta para dois outros problemas que podem surgir.
Um deles é a possibilidade dos depósitos de sal entupirem tubos, bombas e válvulas do sistemas de refrigeração, impedindo-os de funcionar corretamente quando a usina voltar a funcionar.
“Os resíduos vão restringir o fluxo, não há dúvida sobre isso”, garante Sherry. “Se isso leva a problemas graves nas bombas ou nas válvulas de abertura, eu não sei”.
A segunda é que o cloreto de sódio presente no sal pode estar criando buracos na camada externa de revestimento de óxido de zircônio dos locais de armazenamento de combustível. Essa corrosão poderia chegar até o combustível radioativo, formando buracos e rachaduras que permitiriam a liberação de elementos radioativos, o que agravaria a situação de intoxicação radioativa no ambiente.
Nos últimos dias, os níveis de ambos os isótopos têm aumentado no solo, na água do mar, em alimentos e na água potável na região.
Os níveis de substâncias radioativas no leite e nos vegetais produzidos perto da usina nuclear também têm aumentado a ponto de os residentes da província de Fukushima serem advertidos para não comer espinafre nem outros vegetais de folhas verdes.
Se o sal está contribuindo para os problemas ou não, Sherry diz que seria útil livrar-se dele de qualquer maneira. “Em última análise, pretendemos expulsar a água do mar completamente e restabelecer as condições normais de funcionamento químico do sistema de reator”, afirma.
Há sinais encorajadores de que esse processo pode prestes a acontecer. Até o dia 24, a energia tinha sido restabelecida em todos os seis reatores de Fukushima, assim como as luzes voltaram a funcionar na sala de controle das unidades 1 e 3. Antes disso, trabalhadores eram obrigados a passar a jornada na escuridão completa.
Mais importante, os trabalhadores também estão perto de testar uma bomba de refrigeração que, pela primeira vez, é capaz de injetar água fresca ao invés de água do mar no reator da unidade 3.
Apesar da boa notícia, uma nota triste. Dois trabalhadores tiveram de ser hospitalizados após caminhar na água contaminada radioativamente durante a instalação dos equipamentos necessários.

Se este estudo não fosse feito nós teríamos um problema mais grave ainda, se água estives muito contaminada não prejudicaria só o Japão, mas sim todo o planeta. Com uma doença muito grave que são:
Radioactividade
Efeitos no organismo Humano
Até 250 msv
Lesões cutâneas de recuperação total possível
250 a 1000 msv
“Doença da radiação”: anemia por lesões da medula óssea;
Alterações nos glóbulos brancos, aumentando o risco de infecções;
Hemorragias por perda da capacidade de coagulação
lesões na mucosa do estômago e dos intestinos, com vómitos, diarreia, debilidade e úlceras;
1 a 4 sv
Dose semi-letal: doença grave por radiação, mortal em 50 % dos casos, por destruição da medula, lesões encefálicas e cardiovasculares, e hemorragias internas espontâneas.
5 a 30 sv
Dose letal: danos graves no sistema nervoso, morte certa no prazo de 3 dias.

Japão


O acidente nuclear ocorrido  na central de Fukushima  no nordeste do Japão, foi avaliado no nível 4, numa escala de 7.
O reator numéro 1 da central de Fukushima N°1, situado a 250 km ao norte de Tóquio, teve uma série de problemas (falha no sistema de resfriamento, aumento de pressão), forçando as autoridades a abrir suas válvulas para liberar o excesso de vapor. Gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que ameaça países da costa do Oceano Após o grande tremor, um alerta foi dado para ondas de até seis metros de altura no país Pacífico.
O Centro de Alerta de Tsunames do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para vários países, de onda de até dez metros. Vários governos emitiram alertas e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeira.




sábado, 28 de maio de 2011

Diferença entre água destilada água deionizada


Água Destilada: É obtida pelo processo de destilação simples, separa os compostos não voláteis. Os compostos voláteis e condensáveis são coletados junto com a água destilada. É adequado para alguns usos em laboratório, como preparação de algumas soluções.
Água Desmineralizada ou água deionizada são a mesma coisa. É obtida pela passagem da água por duas colunas trocadoras de íons, uma catiônica e a outra aniônica. Também pode ser por passagem em um leito misto constituído de uma mistura das duas resinas. É adequada para aplicações que exigem água com baixa condutividade.
É adequada para as aplicações da água destilada e em laboratórios de analises clinicas.
Água ultra pura é uma água de extrema pureza, isenta de partículas, íons e substâncias orgânicas ou microorganismos. É obitida pela passagem da agua por sistemas de abrandamento como resina trocadora que substituem o calcio e o magnésio dissolvido na água por íons de Sódio, seguido de si sema de osmose reversa, que faz a remoção desses íons, seguido de um refinamento por uma série de filtros constituídos de resinas catiônicas e aniônicas. Um leito de carvão ativo para remoção de contaminastes orgânicos e finalmente um filtro físico para remoção de particulados. É usado em laboratórios analíticos onde se requer uma água de altíssima pureza, como por exemplo, nas análises por HPLC.
Atenção: Nenhuma delas é adequada para consumo humano. Naturalmente que em pequenas quantidades não vai provocar problemas, mas em grandes quantidades pode provocar um desequilíbrio eletrolítico do nosso organismo.
Para consumo humano, as especificações da água são definidas em uma portaria do Ministério da Saúde que define os padrões de portabilidade.
            MINERAIS DILUÍDOS NA ÁGUA: BOM OU RUIM?

            A dieta benéfica dos minerais encontrados na água é a causa de uma boa quantidade de discussões. Alguns afirmam que os minerais inorgânicos encontrados na água são essenciais para a boa saúde. Outros tais como Dr. Paul Bragg, PhD em Longevidade, acreditam que os minerais inorgânicos não são realmente absorvidos pelo corpo, e que a melhor maneira de obter os minerais essenciais à saúde (minerais orgânicos, os quais podem ser absorvidos pelo organismo humano e animal)é através de frutas, verduras, carnes e vitaminas. O problema da confiança na sua água para prover os minerais para sua saúde é que é uma proposição “tudo ou nada”. Se você bebe água que contém os minerais que deseja, há também a possibilidade que você esteja consumindo uma centena de outros contaminastes que podem estar presentes na água, tais metais que são danosos, como chumbo ou mercúrio, componentes orgânicos como os organoclorados, trihalometanos (cientificamente reconhecidos como carcinogênicos), produtos radioativos, etc. Assim, nós recomendamos remover todos os contaminastes da água e então suplementar a sua dieta somente com
os minerais que podem ser absorvidos pelo organismo e que deseja consumir. Agindo assim, você tem controle do que você está alimentando seu corpo. Um destilador remove 99,9% da maioria dos metais.
            MINERAIS DILUÍDOS NA ÁGUA: BOM OU RUIM?

            A dieta benéfica dos minerais encontrados na água é a causa de uma boa quantidade de discussões. Alguns afirmam que os minerais inorgânicos encontrados na água são essenciais para a boa saúde. Outros tais como Dr. Paul Bragg, PhD em Longevidade, acreditam que os minerais inorgânicos não são realmente absorvidos pelo corpo, e que a melhor maneira de obter os minerais essenciais à saúde (minerais orgânicos, os quais podem ser absorvidos pelo organismo humano e animal)é através de frutas, verduras, carnes e vitaminas. O problema da confiança na sua água para prover os minerais para sua saúde é que é uma proposição “tudo ou nada”. Se você bebe água que contém os minerais que deseja, há também a possibilidade que você esteja consumindo uma centena de outros contaminastes que podem estar presentes na água, tais metais que são danosos, como chumbo ou mercúrio, componentes orgânicos como os organoclorados, trihalometanos (cientificamente reconhecidos como carcinogênicos), produtos radioativos, etc. Assim, nós recomendamos remover todos os contaminastes da água e então suplementar a sua dieta somente com
os minerais que podem ser absorvidos pelo organismo e que deseja consumir. Agindo assim, você tem controle do que você está alimentando seu corpo. Um destilador remove 99,9% da maioria dos metais.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Diferença entre água destilada água deionizada


Água Destilada: É obtida pelo processo de destilação simples, separa os compostos não voláteis. Os compostos voláteis e condensáveis são coletados junto com a água destilada. É adequado para alguns usos em laboratório, como preparação de algumas soluções.
Água Desmineralizada ou água deionizada são a mesma coisa. É obtida pela passagem da água por duas colunas trocadoras de íons, uma catiônica e a outra aniônica. Também pode ser por passagem em um leito misto constituído de uma mistura das duas resinas. É adequada para aplicações que exigem água com baixa condutividade.
É adequada para as aplicações da água destilada e em laboratórios de analises clinicas.
Água ultra pura é uma água de extrema pureza, isenta de partículas, íons e substâncias orgânicas ou microorganismos. É obitida pela passagem da agua por sistemas de abrandamento como resina trocadora que substituem o calcio e o magnésio dissolvido na água por íons de Sódio, seguido de si sema de osmose reversa, que faz a remoção desses íons, seguido de um refinamento por uma série de filtros constituídos de resinas catiônicas e aniônicas. Um leito de carvão ativo para remoção de contaminastes orgânicos e finalmente um filtro físico para remoção de particulados. É usado em laboratórios analíticos onde se requer uma água de altíssima pureza, como por exemplo, nas análises por HPLC.
Atenção: Nenhuma delas é adequada para consumo humano. Naturalmente que em pequenas quantidades não vai provocar problemas, mas em grandes quantidades pode provocar um desequilíbrio eletrolítico do nosso organismo.
Para consumo humano, as especificações da água são definidas em uma portaria do Ministério da Saúde que define os padrões de portabilidade.
Água deionizada: é o processo de remoção total dos íons presentes na água, através de resinas catiônicas e aniônicas; é a água que teve sua carga elétrica neutralizada pela remoção ou adição de elétrons.
Esse processo remove da água nitratos, cálcio e magnésio além de cádmio, bário, chumbo e algumas formas de rádio.
A água deionizada é amplamente empregada na indústria química e em produção farmacêutica. Essa água é quimicamente pura e, entretanto, facilmente contaminada por bactérias de baixo requerimento nutritivo, tais como: bactérias gram-negativas não fermentativas , P. aeruginosa e outras.
Uso: normalmente é utilizada para produção de produtos farmacêuticos, em aquários, análises físico-químicas e outros.

Referencias:

http://www.aquaflux.com.br/forum/v. php?f=16&t=389

APLICAÇÕES MÉDICAS DA ÁGUA DESTILADA
           
INFORMAÇÕES PRELIMINARES:
           
   Em média, 150 kg de carbonato de cálcio ou magnésio passam por nosso corpo durante toda a vida. Deste montante, uma parte é expelida, outra é absorvida em alguma parte do corpo dependendo da susceptibilidade de cada um. O acúmulo deste material inorgânico no organismo pode gerar calcificações como, por exemplo: arteriosclerose, pedras nos rins, catarata, artrite, artrose, constrição intestinal, entre outras. Além disso, o acúmulo de material inorgânico pode agravar efeitos de outras doenças, impedindo uma recuperação mais eficiente. Abaixo fazemos referência a algumas doenças, e os benefícios que o consumo de água destilada proporciona ao usuário.
           
            NO ENFISEMA

    De acordo com o Manual Merck, é muito difícil diagnosticar todas as formas de enfisema. Em todos os casos, corpúsculos não podem chegar à superfície dos pulmões para descartar o dióxido de carbônico e retornar com oxigênio.
    Mesmo as crianças têm manchas de depósitos minerais nas redondezas das células e as aprisionam de tal modo que não podem funcionar. Os Raios X mostram tais depósitos ao longo das juntas, e das paredes das artérias. Talvez tais manchas, acentuadas pelo fumante compulsivo, podem assim selar a superfície dos pulmões e que é uma condição para que o enfisema possa existir. A condição pode ser muito parecida com espalhar querosene num poço de água estagnada, para impedir as larvas de vir para a superfície.
           
            NO CÂNCER

            De acordo com Dr. Landone, “ Água dura sela as células com um filme, assim o oxigênio não pode atingir as células aprisionadas. A natureza então desenvolve novas células as quais prosperam com menos oxigênio. Estas células são chamadas células cancerígenas. A água destilada freqüentemente libera o aprisionamento das células e permite que o oxigênio atinja as células. Não parece lógico que uma vida tomando água destilada pode possivelmente ter efeitos benéficos?
           
            NA OBESIDADE

            Dr. Landone frisou enfaticamente que qualquer um que beber exclusivamente água destilada, voltaria eventualmente ao peso normal.   A razão: a água pura aprisiona as células, assim os tecidos tornam-se encharcados de água. Retenção de líquidos é a causa principal da obesidade. Água destilada novamente quebra a barreira da célula, e o peso do corpo volta ao normal. Na quantidade certa (normalmente 8 copos de 250ml ao dia) a água permiti que as gorduras sejam dissolvidas, proporcionando a redução do peso. Dr. Landone manteve seu peso perfeito ao longo dos seus 98 anos.
Vigilantes do peso perderão peso, desprezando a dieta vigente, se eles incluírem de 4 a 6 copos de água destilada, uma meia hora antes de cada refeição. Funciona muito bem. Por que não tentar!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

3 Importantes informações sobre a água

A água é fundamental para o planeta, pois sem ela não haveria vida.

Como colaborar para evitar desperdício:
Comece olhando como você age na sua casa. Cada um de nós gasta, em média, 250 litros de água por dia!

Dicas para redução do consumo:
- Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba. Se deixá-la aberta, estará consumindo 20 litros de água a mais.
- Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo.
- Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!
- Ao esfregar as roupas, mantenha a torneira do tanque fechada e abra-a sómente no enxágüe.
- Use a máquina de lavar roupas com a carga máxima e evite o excesso de sabão, que aumenta o número de enxágües.
- Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.
- Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.
- Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.

Planeta Água
Composição: Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e desagua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água





sábado, 21 de maio de 2011

AS PROPRIEDADES E OS TIPOS DE ÁGUA.

As suas propriedades vem de sua polaridade, de sua não usual constante dielétrica, e das ligações de hidrogênio que faz consigo mesma. Devido essas propriedades faz com que a água carregue compostos dissolvidos, alguns bastante tóxicos e ainda vírus e bactérias. É composta de hidrogênio e oxigênio, sendo que uma molécula de água consiste de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, representados pela fórmula H2O. Como substância, a água pura é incolor e inodora.
A água é um excelente condutor de corrente elétrica, no corpo humano a sua alta condutividade faz com que ela transforme a condutividade dos nervos num sensível e efetivo mecanismo para o corpo. A incrível habilidade de dissolver tantas substâncias permite às nossas células o uso de nutrientes valiosos e substâncias químicas no processo biológico. O transporte de íons de célula para a célula somente ocorre em função da presença da água.
Na natureza, encontramos diversos tipos de água, dependendo dos elementos que ela contém. Algumas são ideais para o consumo, enquanto que outras são prejudiciais á saúde. São elas:
1. Água potável: é o tipo ideal para o consumo, é fresca e sem impurezas;
2. Água poluída: é a água suja ou contaminada, isto é, contém impurezas, micróbios, vírus, etc;
3. Água doce: é a água dos rios, lagos e das fontes;
4. Água salgada: é a que contém muitos sais dissolvidos, como por exemplo a água do mar;
5. Água destilada: é constituída unicamente de hidrogênio e oxigênio, não há impurezas e nenhum tipo de sal dissolvido;
6. Águas minerais: são denominadas assim porque contêm uma grande quantidade de sais minerais dissolvidos, assim ela possui cheiro e sabor diferente da água que consumimos. Há diversos tipos de águas minerais, são elas: Salobra - é levemente salgada e não forma espuma com o sabão; Termal - além de apresentar sais minerais dissolvidos, ela possui uma temperatura mais elevada que a do ambiente em que se encontra, é utilizada para curar certas doenças de pele; Acídula - contém gás carbônico, é também denominada de água gasosa, possui um sabor ácido e é usada para facilitar a digestão; Magnesiana - nesse tipo de água predominam os sais de magnésios, é utilizada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino; Alcalina - possui bicarbonato de sódio e combate a acidez do estômago; Sulfurosa -  contém substâncias à base de enxofre e é usada no tratamento da pele e das vias respiratórias; Ferruginosa - possui ferro e ajuda no combate à anemia.

Estação de Tratamento de Água - ETA

Ela instalada quando a água bruta utilizada pela população, está imprópria para o consumo.
Geralmente esse sistema é instalado próximo de um manancial, que pode ser um rio ou represa, muitas vezes necessitando de uma Estação Elevatória para bombear a água até a entrada da Estação de Tratamento de Abastecimento.
Na entrada do sistema há um gradeamento que tem por finalidade deter os materiais flutuantes de maiores dimensões, evitando assim o desgaste e destruição dos esquipamentos.
A Estação de Tratamento é composta das seguintes fases:

1) Coagulação e Floculação:
Essa etapa tem o objetivo de transformar as impurezas que se concentram em suspensão (partículas finas, bactérias, etc), materiais colidais (cor, ferro, manganês oxidado, etc) e alguns materiais dissolvidos em partículas gelatinosas (flocos). No processo de coagulação, é utilizado o coagulante químico sulfato de alumínio, que, após determinação em laboratório da dosagem ótima, é adicionada à água bruta em zona de grande turbulência. Após essa mistura, a água escoa para o floculador (zona de mistura lenta) para uma boa constituição e agregação das impurezas.
A água floculada passa, através de canais, para a fase seguinte que é a decantação.

2) Decantação
A água floculada escoa por gravidade para o decantador onde ocorre a separação das fases líquidas (água) e sólida (flocos), em virtude da velocidade da água ser bem moderada nesta etapa.
A qualidade da água decantada é excelente em relação à água bruta, mas não é suficiente para distribuí-la à população. Assim é necessário que haja à eliminação das partículas finas ainda existente na terceira etapa do tratamento, que é a filtração.

3) Filtração
Nessa etapa, a água passa nos filtros através de leitos de areia, com granulométrica variando entre 0,50 a 0,65 mm, sustentada por camadas de seixos (cascalhos, pedras de diversos tamanhos), sob as quais existe um sistema de drenos.
A água, após a filtração, encontra-se tratada no ponto de vista físico químico sendo, então, necessário realizar-se a desinfecção.

4) Fluoretação
Após a filtração, é realizado esse processo, que através da adição de ácido fluossilício, que tem como objetivo prevenir o aparecimento da cárie dentária, na áreas mais carentes

5) Desenfecção por Cloração
A desinfecção é realizada através da dosagem de cloro gasoso. Para que esse processo ocorra adequadamente, é preciso que a água apresente um pH ácido, o que provavelmente é atingido com a adição de sulfato de alumínio, na etapa de coagulação e adição de ácido fluossilícico após a filtração.
Além disso, é preciso um tempo de contato na faixa de 2 a 4 horas, para se realizar no reservatório da Estação de tratamento.
Caso o comprimento das redes adutoras seja muito longo, é necessário a recloração em alguns pontos da rede de distribuição.

6) Alcalinização
Esse processo tem por finalidade, corrigir o pH da água que será distribuída a população, através da adição de cal (hidróxido de cálcio), evitando assim que a água fique ácida, causando sérios danos não só a população, mas também nas tubulações que a água percorre até chegar nas residências.
Após ter atingido, finalmente as condições ideais de consumo, essa água é bombeada para um reservatório superior, de onde será distribuída à população.
O padrão de potabilidade da água tratada e consumida pela população de São Paulo, segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde, garantindo assim a inexistência de bactérias e partículas nocivas à saúde humana. Dessa forma, evita-se o surgimento de grandes surtos de epidemias, como a cólera e o tifo.

TRATAMENTO DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO

hO tratamento de água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público, tendo os seguintes objetivos:
1. Higiene: Remoção de bactérias, elementos nocivos (tóxicos), compostos orgânicos, protozoários, etc.
2. Estética: Remoção da cor, turbidez, odor e sabor.
3. Economia: Redução da corrosividade.
A região metropolitana de São Paulo, possui sete grandes sistemas de tratamento de água, são elas: Cantareira, Guarapiranga, Alto e Baixo Cotia, Alto do Tietê, Rio Claro e Rio Grande. O maior deles é o da Cantareira, que é responsável por 33 mil litros de água por segundo. A água que é produzida nos sete sistemas chega aos consumidores através de 1200 quilômetros de grandes tubulações ou adutoras, reservatórios e 23 mil quilômetros de redes de distribuição.

O Brasil é um país privilegiado em relação à quantidade de água

O Brasil possui 13,7% de água doce do planeta, sendo que 7% encontra-se na região da bacia hidrográfica do rio Paraná, que inclui o rio Tietê, que está situado no Estado de São Paulo que possui 1,6 % de água doce em sua extensão. E 70% na Bacia Amazônica, sendo que o volume de água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. O restante está situado no Nordeste e Centro-Oeste, no rio São Francisco, mas, porém devido a super população, situadas nas grandes cidades o Brasil vem sofrendo problemas de escassez, isso já atinge os principais rios e represas das grandes cidades.
Em Porto Alegre, o rio Guaíba está comprometido pelo lançamento de resíduos domésticos e industriais, além de sofrer as conseqüências do uso inadequado de agrotóxicos e fertilizantes.
Na cidade de Brasília, além de enfrentar a escassez de água, tem problemas com a poluição do lago Paranoá.
A ocupação urbana de áreas de mananciais do Alto Iguaçu compromete a qualidade das águas para abastecimento de Curitiba.
O rio Paraíba do Sul, além de abastecer a região metropolitana do Rio de Janeiro, é manancial de outras importantes cidades de São Paulo e Minas Gerais, onde são graves os problemas devido ao garimpo, à erosão, aos desmatamentos e aos esgotos.
A cidade de Belo Horizonte já perdeu um manancial para abastecimento, a lagoa da Pampulha, que precisou ser substituído pelos rios Serra Azul e Manso, mais distantes do centro de consumo. Também no rio Doce, que atravessa os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a extração de ouro, o desmatamento e o mau uso do solo agrícola provocam prejuízos enormes à qualidade de suas águas.
O Estado de São Paulo sofre escassez de água e com problemas decorrentes de poluição em diversas regiões: no Alto Tietê junto à região metropolitana; no rio Turvo; no rio Sorocaba, entre outros.

A água pode ser saudável ou nociva??

Na natureza não encontramos água pura, devido à sua capacidade de dissolver elementos e compostos químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias dissolvidas, como o zinco, magnésio, cálcio e elementos radioativos. Dependendo do grau de concentração desses elementos, a água pode ser ou não nociva. Para que seja saudável, ela não pode conter substâncias tóxicas, vírus, bactérias e parasitos. Quando não tratada, a água é um importante veículo de transmissão de doenças, principalmente as do aparelho intestinal, como a cólera, a amebíase e a disenteria bacilar, além da esquistossomose, há também outras doenças como a febre tifóide, as cáries dentárias e hepatite infecciosa.
Ela é utilizada no nosso cotidiano, como no lar a utilizamos para higiene pessoal, para cozinhar, na limpeza da casa entre outras coisas. Na indústria ela é utilizada de várias formas, como por exemplo na fabricação de 1 tonelada de aço que é necessário cerca de 270 toneladas de água. Na agricultura é utilizada para irrigar as plantas, pois as plantas necessitam grande quantidade dela. Na hidrelétrica é utilizada como fonte de energia, para iluminação de casas e operação das fábricas. É utilizada ainda como via de transporte e recreação.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

APLICAÇÕES MÉDICAS DA ÁGUA DESTILADA
           
INFORMAÇÕES PRELIMINARES:
           
   Em média, 150 kg de carbonato de cálcio ou magnésio passam por nosso corpo durante toda a vida. Deste montante, uma parte é expelida, outra é absorvida em alguma parte do corpo dependendo da susceptibilidade de cada um. O acúmulo deste material inorgânico no organismo pode gerar calcificações como, por exemplo: arteriosclerose, pedras nos rins, catarata, artrite, artrose, constrição intestinal, entre outras. Além disso, o acúmulo de material inorgânico pode agravar efeitos de outras doenças, impedindo uma recuperação mais eficiente. Abaixo fazemos referência a algumas doenças, e os benefícios que o consumo de água destilada proporciona ao usuário.

CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS DO USO DE ÁGUA DESTILADA

O chá tem mais sabor. O café requer 1/3 menos grãos. Os cubos de gelo são cristais claros, alimentos digerem melhor, vitaminas são assimiladas facilmente, entre outros. A tubulação da água de alimentação das cafeteiras elétricas não
precisa sofrer processo de limpeza para remoção das incrustações provenientes da água da torneira. O corpo recebe mais nutrientes fora dos alimentos e os corpúsculos carregam maior carga de oxigênio, tão importante para a vida das células. Os alimentos se mantêm muito melhor e por mais tempo ( Com água sem minerais inorgânicos a vaca dá 20% mais leite e nata, com 20% menos forragem, e o sabor do leite é mais doce e com menos bactérias. Isto é baseado na pesquisa de Emmett Culliga .

domingo, 15 de maio de 2011

O que está acontecendo com a agua do planeta?


A crise da água, pela qual o mundo vem passando, é apresentada como uma tragédia onde a humanidade é apontada como vilã.
Na melhor das intenções de promover campanhas educativas de uso responsável da água, tornou-se comum recorrer a explicações dramáticas de guerras e destruição do planeta decorrentes da escassez da água.
A essas explicações seguem explanações sobre a importância da água, além de regras, dicas e orientações
para economizarmos água nas tarefas rotineira, pontuadas por frases de efeito tipo...
Colabore com o Planeta", economize água
-"Água, poupar para não acabar", e daí ´por diante.
Esses são alguns exemplos colhidos em materiais desenvolvidos para crianças, mas a idéia central deles se repete largamente. O problema é que, deslocados de um contexto explicativo mais amplo, essas informações assumem um caráter apocalíptico, gerando angústias e incertezas que mais atrapalham do que auxiliam no processo educativo e na construção de uma efetiva consciência ambiental cidadã.
Ao associarmos o uso individual ao desperdício, e o desperdício à escassez, estamos procurando uma "solução" simplista para um problema complexo.
Para as crianças e também para grande parte da população que vivem nas cidades e que pouco ou nenhum contato mantém com nascentes, rios e reservatórios naturais, a água vem da torneira assim como o leite vem da caixinha...
Assim, fazemos crer que fechando a torneira salvaremos o planeta, muito embora o que consigamos mesmo seja uma sensação de absolvição da culpa e uma economia com a conta, que provavelmente será revertida num gasto maior com desodorantes, perfumes e dentistas.
Isso sem falar naquelas crianças mais renitentes, que, agora, cruzam os braços e defendem que não vão tomar banho ou escovar os dentes para não "acabar com a água do planeta" enquanto pais e professores, atônitos, veem seu esforço de meses e anos escorrerem pelo ralo...
Mas, sobretudo, é para as parcelas mais pobres da população que falar sobre desperdício e economia soa irônico, quando a falta de água(principalmente água potável) é uma realidade cotidiana.
A quem este discurso beneficia? A quem ele engana?

A importância da água em nossas vidas

A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão em relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.
A água constitui um bem indispensável ao ser vivo. O Brasil é um país privilegiado: tem muita água doce, e poucas pessoas conseguem perceber que a água - "que vive caindo do céu" - pode um dia acabar. Em São Paulo, por exemplo, as pessoas rezam, apelando ao misticismo e à religião, para chover e, assim, encher as represas que abastecem a população. Acontece que pode chover e esta chuva provocar ainda mais destruição.
A água é um elemento essencial para o nosso dia-a-dia e, mais ainda, durante a pratica de atividades esportivas. É importante para a sobrevivência do homem: o corpo humano é constituído por 80% de água, sendo ela a responsável pelo transporte de nutrientes e substâncias para dentro e fora das células, além de controlar a temperatura corporal e eliminar substratos tóxicos advindos do metabolismo energético. Assim, para um bom desempenho é preciso ingerir líquidos em pequenos intervalos, visto que durante a atividade física seu corpo perde calor e, conseqüentemente, água. É preciso ingerir uma quantidade mínima de água por dia e essa quantidade vai muito além da sensação de sede.
Nem todas as pessoas têm consciência de preservação ambiental,quem joga lixo na água não tem consciência do mal que faz: o papel demora de 3 a 6 meses para se decompor; o nylon, mais de 30 anos; o pano, de 6 a 12 meses; o plástico e o metal, mais de 100 anos; o filtro do cigarro, mais de 5 anos, etc.Muitos países enfrentam sérios problemas de falta de água potável e importam água limpa.
O homem não pode viver sem água e, principalmente, sem água limpa. É preciso conscientizar toda a população sobre o uso racional da água.Preservar as riquezas coletivas - e a água é uma delas, assim como o ar - é um direito e dever de todos os cidadãos. O homem pode passar dias sem se alimentar, mas se não ingerir água diariamente pode morrer, por isso ela é um tesouro inestimável e precisa ser preservada.

sexta-feira, 13 de maio de 2011


CONSEQUÊNCIAS IMEDIATAS DO USO DE ÁGUA DESTILADA

O chá tem mais sabor. O café requer 1/3 menos grãos. Os cubos de gelo são cristais claros, alimentos digerem melhor, vitaminas são assimiladas facilmente, entre outros. A tubulação da água de alimentação das cafeteiras elétricas não 
precisa sofrer processo de limpeza para remoção das incrustações provenientes da água da torneira. O corpo recebe mais nutrientes fora dos alimentos e os corpúsculos carregam maior carga de oxigênio, tão importante para a vida das células. Os alimentos se mantém muito melhor e por mais tempo ( Com água sem minerais inorgânicos a vaca dá 20% mais leite e nata, com 20% menos forragem, e o sabor do leite é mais doce e com menos bactérias. Isto é baseado na pesquisa de Emmett Culliga .
UTILIZAÇÃO EM ANIMAIS

A água destilada é muito usada para manter animais em melhores condições físicas, como os cavalos de corrida e as vacas, que produzem mais leite (cerca de 20%) se beberem só água destilada. A natureza é sábia. Se forem fornecidos vários recipientes contendo água de várias fontes (destilada, torneira, filtrada, deionizada, etc.) para um animal beber, ele optará sempre pela água destilada.
A água Destilada

  Destilada é a forma mais pura de água que se conhece. O que o corpo humano precisa é água pura. As células trabalham melhor quando se ingere água destilada, pois o organismo não precisa forçar, por exemplo, os rins, para expurgar do corpo os contaminantes da água. Quando a célula recebe água que não é destilada, a mesma pode ficar envolvida no contaminaste presente na água,reduzindo assim a sua verdadeira função no corpo humano que é regular as suas funções. A água destilada é usada para fabricação de todos os tipos de remédios de boa qualidade.
   A água destilada facilita as funções orgânicas, além de evitar a formação de depósitos inorgânicos no nosso corpo, notoriamente maléficos à saúde. Por ser isenta de contaminastes (99% a 99,9% depende da sua concentração inicial antes de passar pelo processo de destilação) a água destilada é mais adequada para uso humano e animal. 
  A água destilada facilita as funções orgânicas, além de evitar a formação de depósitos inorgânicos no nosso corpo, notoriamente maléficos à saúde. Por ser isenta de contaminastes ( 99% a 99,9% depende da sua concentração inicial
antes de passar pelo processo de destilação) a água destilada é mais adequada para uso humano e animal.
 
UTILIDADES DA ÁGUA DESTILADA

Além de a água destilada ser a melhor opção para se beber e cozinhar, também é muito usada na limpeza de pele, para lavar os cabelos (deixa-os mais sedoso e totalmente isento dos contaminastes presentes na água da torneira) e na fabricação de remédios (pois a água deve ser totalmente isenta de contaminastes de qualquer natureza) .


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Água oxigenada:composição e sua reação ao entrar em contato com um ferimento

Como todos aprendemos na escola, a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio - daí a fórmula H2O. Já a água oxigenada, como está dito em seu nome, tem um átomo de oxigênio a mais. Forma-se, assim, o peróxido de hidrogênio (seu nome científico), ou H2O2. É uma substância bem perigosa, que pode causar sérias lesões na pele se utilizada pura. Por isso, só é usada nesse estado por profissionais em laboratórios químicos. A água oxigenada vendida como anti-séptico em farmácias vem diluída em água comum, com sua concentração classificada em volumes - o mais fraco é o volume 10, para aplicação caseira, enquanto o 20 é mais utilizado em hospitais. Um detalhe a ser observado é que, devido a seu átomo de oxigênio adicional, a substância torna-se muito instável - quer dizer que, se for exposta ao ar, esse átomo é facilmente liberado.
Isso não apenas exige que os frascos sejam mantidos bem fechados, como faz a água oxigenada reagir quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas água comum. Ela é usada para assepsia (limpeza) de ferimentos porque, nesse processo,acaba matando 60% das bactérias que poderiam provocar uma inflamação no local.

Química da água pura

  A água é a substância química mais abundante em nosso planeta. Ela cobre três quartos da superfície da terra. Mas apenas uma pequena parte desse volume é potável e está próxima aos centros urbanos. Sem a química, seria impossível assegurar à população o abastecimento de água. É através de processos químicos que a água imprópria ao consumo é transformada em água pura, límpida, sem contaminantes. O dióxido de cloro, por exemplo, é utilizado para oxidar detritos e destruir microorganismos. O cloreto de ferro e o sulfato de alumínio absorvem e precipitam a sujeira em suspensão, eliminando também cor, gosto e odores. O carbono ativo retém micropoluentes e detergentes. Soda e cal neutralizam a acidez da água. É a indústria química que fornece esses e outros produtos, permitindo ao homem continuar a usufruir de um elemento essencial à vida: água pura e saudável.

Lubrificante a base de água para produtos de teflon

  Esta invenção refere-se a novo lubrificante solúvel em água, para dispositivo médico, tal como cateter e agulha introdutora. O lubrificante é um silicone tenso-ativo que é não iônico e que é um bom fluido lubrificante. Preferivelmente, o silicone tenso-ativo usado é um copolímero em bloco de polidimetilsiloxano modificado por óxido polialcênico. Usa-se água como solvente para este lubrificante. A solução lubrificante inclui um estabilizador de solução para clarificar a solução, e agentes antimicrobianos para inibir o crescimento microbiano na solução aquosa ou no produto revisto. Também pose-se usar vitamina e ou derivados na solução lubrificante. Quando a solução lubrificante é usada para lubrificar produtos de teflon, adiciona-se pequena quantidade de um álcool de baixo peso molecular à solução lubrificante para aumentar a molhabilidade.

imagens


QUÍMICA DA ÁGUA


Água tem grande parte no planeta que são aproximadamente 70% do planeta. mas de toda esta água é utilizada apenas 0.01%.
As características químicas das águas subterrâneas refletem os meios por onde percolam, guardando uma estreita relação com os tipos de rochas drenados e com os produtos das atividades humanas adquiridos ao longo de seu trajeto. Em áreas industrializadas encontra-se uma forte marca das atividades humanas na qualidade química das águas. Esta relação é em particular marcante onde predominam os aquíferos do tipo fissural, passíveis de serem facilmente influenciados pelas atividades humanas. Nas proximidades dos grandes centros urbanos temos problemas associados às seguintes descargas de poluentes: efluentes líquidos industriais e domésticos, vazamentos de depósitos de combustíveis, chorumes provenientes de depósitos de lixo doméstico, descargas gasosas e de material particulado lançado na atmosfera pelas indústrias e veículos. Nas áreas onde se desenvolve algum tipo de agricultura, a química da água pode estar fortemente influenciada pelos produtos químicos utilizados: inseticidas, herbicidas, adubos químicos, calcário, entre outros.

Estação de Tratamento de Esgotos - ETE

Os Sistemas de Tratamento de Esgotos implantados. Utilizam as mais recentes tecnologias, garantindo o reuso do efluente tratado em: reciclo em processo, irrigação, regas, torre de resfriamento, lavagem de pisos, e diversos outros fins.
Águas industriais
Recebem a denominação de águas industriais aquelas utilizadas em plantas industriais para:
 Geração de vapor/energia
 Refrigeração/resfriamento
 Lavagens e outros usos diversos
Impurezas encontradas na água

Águas superficiais e subterrâneas que são usadas nos processos industriais, encontramos as seguintes substâncias dissolvidas:

Dureza, representada basicamente pelos íons cálcio e magnésio (Ca2+ e Mg2+), principalmente os sulfatos (SO42-), carbonatos (CO32-) e bicarbonatos (HCO3-).

Sílica solúvel (SiO2) e silicatos (SiO32-) associados a vários cátions.

Óxidos metálicos (principalmente de ferro), originados de processos corrosivos.

Diversas outras substâncias inorgânicas dissolvidas.

Material orgânico, óleos, graxas, açúcares, material de processo, contaminantes de condensados, etc.

Gases, como oxigênio, gás carbônico, amônia, óxidos de nitrogênio e enxofre.

Materiais em suspensão, como areia, argila, lodo, etc.

Tratamentos para água de refrigeração

Fundamentalmente, os objetivos do tratamento da água de resfriamento são:

 Evitar a formação de incrustações

 Minimizar os processos corrosivos

 Controlar o desenvolvimento microbiológico

Tratam Remoção de contaminantes de origem orgânica: floculação

Remoção de contaminantes de origem inorgânica: dispersão

Inibição à corrosão

Controle de desenvolvimento microbiológico

Tratamentos de superfície

Os metais utilizados nos sistemas de resfriamento (principalmente aço carbono, ferro e o fundido) podem receber tratamentos anticorrosivos em sua superfície, que impedem que o metal entre em contato direto com o ambiente. Estes tratamentos podem ser feitos com base em processos de galvanoplastia (tais como cromação, galvanização, niquelação, etc.) ou por meio de pinturas específicas (zarção, primers, fosfatizantes, tintas epóxi, recobrimento com PVC).

Ao ser aplicado este tipo de tratamento, deve-se assegurar a integridade do filme de proteção formado, uma vez que qualquer descontinuidade ou falha no mesmo pode ocasionar pontos de corrosão localizada.

Tratamento de águas servidas

A extensão do tratamento necessário é medida em duas bases:

 Teor de sólidos suspensos

 Demanda bioquímica de oxigênio – DBO que mede o teor de impurezas pela necessidade de oxigênio necessária para oxidá-la.

Tratamento de águas servidas

Os métodos de tratamento de esgotos são geralmente divididos em:

 Primários ou tratamento físico;

 Secundários ou tratamento bioquímico e

 Terciário

Tratamento primário

Reduz de 30 a 60% dos sólidos suspensos e da DBO

Consiste de peneiramento, clarificação, filtração e cloração

Tratamento secundário

A matéria orgânica dissolvida é oxidada de forma a reduzir de 85 a 90% a DBO.

Utiliza lodo ativado e sistema de aeração

O lodo atiTratamento terciáriovado contém microorganismos aeróbicos que digerem o material do esgoto

A águra ainda contém P, N e C que podem servir de nutrientes para o crescimento de algas e outras plantas aquáticas.

Retirada do P como fosfatos é feita pela precipitação com cal ou hidróxido de alumínio.

Á guas servidas industriais

Problema mais complexo e mais difícil que o tratamento de esgotos devido a grande diversidade de contaminantes químicos de cada tipo de instalação industrial.

Rejeitos ácidos ou básicos são neutralizados

Rejeitos com matéria orgânica são tratados como os esgotos

Resta o problema dos rejeitos dos tratamentos feitos para tratar a água servida.

Tirarafo do texto

file:///C:/Documents%20and%20Settings/Rafa/Meus%20documentos/Downloads/MMPQI%20Aula%203%20-%20Tratamento%20de%20aguas%20e%20efluentes%20industriais.ppt